quarta-feira, 8 de outubro de 2014

     Muitas vezes pensamos que o nervosismo, a raiva, a falta de paciência que nos atropela no dia-a-dia é sempre culpa de outra pessoa ou das coisas não darem certo e nos acostumamos a uma rotina de irritabilidade que mal conseguimos enxergar que nossa carga de trabalho é excessiva, nossos afazeres diários tomam conta da nossa vida de tal maneira que passamos a não ter mais lazer, a não fazer mais orações, a não ficar mais com a família etc. Estamos enganados, pois estamos é com estresse, e não adianta tentar driblá-lo pois ele não é bola que se joga de lá pra cá. Ele deve ser levado à sério antes que se torne tarde demais. 
    Andei lendo um artigo que discorre muito bem sobre este assunto e vou citar aqui alguns trechos, pois acho importante estarmos sempre atentos em relação a estes assuntos também.

"Fatores do cotidiano, como o estresse, podem servir de gatilho para desencadear depressão em pessoas predispostas ou quando o impacto do estresse é muito forte ou se dá de forma continuada. Por outro lado, às vezes, as pessoas passam a ter consequências da depressão como baixa produtividade, irritabilidade, conflitos familiares, sociais e no trabalho."

                                FONTE: Revista Psique por Ricardo Alberto Moreno. Ano VII nº 105. pág. 07 à 12.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dia a dia com transtornos depressivos

          Quem convive com depressão deve procurar entender tudo o que se passa com o seu corpo; sentimos dores inexplicáveis de uma hora para outra, tonturas, suores, taquicardia, boca seca etc. Devemos entender que esses são  sintomas de outras doenças como ansiedade ou algum tipo de fobia. É muito importante entendermos tudo isso porque assim poderemos procurar ajuda médica ou terapêutica para melhorar os sintomas. 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

15 coisas que você não deve dizer para alguém que está lutando contra a depressão

1. “Outras pessoas estão numa situação muito pior do que a sua.”
Outra pessoa com problemas não faz com que os seus problemas desapareçam.
O que você deveria dizer em vez disso: sinto muito que você esteja sofrendo. Como eu posso te ajudar?

2. “Você se sentirá melhor amanhã.”

Isso não é justo e coloca muita pressão em uma pessoa que já está lutando todos os dias para encontrar a luz de novo. Depressão não é algo que vai embora da noite para o dia.

O que você deveria dizer em vez disso:
 leve um dia de cada vez, e eu vou estar aqui durante todos eles.

3. “A vida não é justa.”

Isso está, mais uma vez, minimizando os sentimentos dessa pessoa. Tá, a vida pode não ser justa, mas isso não vai ajudá-la a se sentir melhor em relação a situação dela.
O que você deveria dizer em vez disso: sinto muito que isso aconteceu com você, mas nós podemos e IREMOS superar isso.

4. “Você tem que aprender a lidar com isso.”

As pessoas que lutam contra a depressão ESTÃO lidando com isso… todos os dias… da melhor forma que podem. Dizer isso acaba com eles e pode fazer com que se sintam como se não valessem nada.

O que você deveria dizer em vez disso:
 você não tem que lidar com isso sozinho. Eu estou aqui por você.

5. “A vida continua.”

É, a vida continua sim, mas para alguém que está lidando com a depressão, pode parecer que eles estão presos e sem saída. Esta pessoa provavelmente tem dificuldades para imaginar conseguir passar por mais um dia, quem dirá uma semana inteira.
O que você deveria dizer em vez disso: você tem muitas razões para viver, e eu estarei aqui com você para te ajudar a redescobrir essas coisas.

6. “Eu sei como você se sente, eu estive deprimido uma vez.”

Isso pode até ser óbvio, mas os sentimentos de duas pessoas nunca são exatamente iguais. Isso pode fazer com que eles sintam que você está minimizando seus sentimentos e sua luta. Nem todo mundo lida com coisas da mesma forma, e isso também acontece no caso da depressão. E vale lembrar que depressão é muito mais que um mau humor ou um dia ruim.
O que você deveria dizer em vez disso: eu posso só tentar imaginar o que você deve estar passando, mas vou tentar entender da melhor forma possível.

7. “Você está sendo egoísta.”

É bem provável que uma pessoa lutando contra a depressão já esteja sendo extremamente dura consigo mesma. Elas não precisam que você também as deixe para baixo. E lembre-se — depressão não é uma escolha. Elas não estão escolhendo fazer isso.
O que você deveria dizer em vez disso: eu sinto muito a sua falta. O que eu posso fazer para te ajudar?

8. “Saia, vá se divertir, beba alguma coisa e esqueça disso.”

Uma noitada não é cura para depressão. São cem dias ruins, tudo de uma vez, aparentemente sem saída.
O que você deveria dizer em vez disso: eu ia adorar passar um tempo com você, e estou mais que disposto a ser um ombro amigo. Que tal a gente ir tomar um café e jogar conversa fora?

9. “Você está me deixando cabisbaixo.”

A depressão nem sempre é causada por um acontecimento traumático ou triste. Às vezes, simplesmente acontece. Isso não a torna menos séria.

O que você deveria dizer em vez disso:
 me desculpe por não ter notado que você estava tendo um momento difícil — eu estou aqui agora.

11. “Pare de sentir pena de si mesmo.”

Existe uma grande diferença entre sentir pena de si mesmo e lutar contra a depressão, embora algumas vezes os dois aconteçam juntos.
O que você deveria dizer em vez disso: eu estou vendo que você está com dificuldades, e isso me deixa chateado. O que eu posso fazer?

12. “Você precisa dar uma corrida.”

Embora exercícios possam ajudar a combater dias ruins, quando alguém está lutando contra a depressão às vezes pode ser difícil até se levantar da cama.
O que você deveria dizer em vez disso: eu preciso de um parceiro para andar! Você sairia para fazer uma caminhada comigo?

13. “Você só precisa sair de casa!”

De novo, para alguém lutando contra a depressão, sair de casa pode parecer algo quase que impossível. E mesmo que o façam, sair de casa não “resolve” a depressão.
O que você deveria dizer em vez disso: eu não gosto de pensar em você lidando com isso sozinho. Talvez eu possa passar aí ou a gente poderia ir a algum lugar juntos.

14. “Todo mundo está lidando com a vida, então por que você não pode?”

Depressão não é uma escolha. Não é uma escolha. Acontece. E quando acontece, ela vai afetar qualquer um e cada um de forma diferente.
O que você deveria dizer em vez disso: você parece estar passando por tempos difíceis, isso vai passar e eu só quero que saiba que estou aqui.

15. “Você é forte, você vai ficar bem.”

Depressão faz qualquer um se sentir fraco e impotente.

O que você deveria dizer em vez disso: eu acredito em você, e eu sei que conseguirá sair dessa. Eu estarei aqui em todos os momentos desse processo.
                                                                                                                 fonte: www.buzzfeed.com

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Procrastinação e desenvolvimento pessoal

Olá,
      Vou fazer uma breve comentário sobre a postagem a seguir, pois acho importante, sempre que possível, refletirmos sobre questões de saúde mental. Falo sempre que possível, porque às vezes não temos como nem ler, nem muito menos pensar sobre estes assuntos. Quando não estamos bem, não conseguimos prestar atenção à coisa nenhuma, por isso que sempre afirmo: quando estamos bem, devemos nos ocupar e tentar evoluir cada vez mais para uma melhora ainda maior.

      Cito abaixo um trecho escrito na revista PSIQUE (Nº 104, PÁG.72 à 78) que diz: "Quando uma pessoa apresenta uma tendência à procrastinação, apresenta também uma sequência de perdas efetivas em sua vida: a falta de credibilidade pessoal, problemas nos relacionamentos pessoais ou familiares e profissionais, dificuldades em manter compromissos assumidos, além de perdas financeiras por motivos óbvios no descumprimento de prazos, atrasos no pagamento de contas etc." (...)
     " Se o grau de procrastinação estiver em nível elevado e isso resultar em perdas significativas, o indivíduo pode associar um trauma ao evento procrastinador ou ainda dar início ao desenvolvimento de transtornos ou síndromes de variados tipos."(...)
      "A aversão a certos trabalhos também é motivo para procrastinação. O simples desinteresse à realização de uma determinada tarefa necessária, mas que não o agrada, faz do indivíduo um procrastinador. Outro fator que leva muitas pessoas à procrastinação é a ausência de  recompensa imediata. Isso ocorre em tarefas de longa duração, como estudo, preparação física, tratamentos homeopáticos, tratamentos médicos prolongados ou sessões de psicoterapia etc. Quando o indivíduo não percebe melhora imediata ou ganho emocional motivador, começa a repensar suas escolhas e pondera procrastinar." (...)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Preconceito ou pré conceito

            Nossa! Como ainda vemos pessoas preconceituosas em relação à depressão e outros males que advém desta!  Em nosso círculo de amizades, no local de trabalho, na própria família, enfim; me deparo todos os dias com discriminação e preconceito. Mas não é somente com relação a esta doença e sim também a outras doenças. Penso que todo preconceito acontece porque a pessoa desconhece a outra pessoa ou, no caso em questão, a doença, ela faz então um pré-julgamento, um conceito antecipado das coisas.
           No mundo atual, em pleno século XXI, depois de tantas histórias mundialmente conhecidas de lutas contra o preconceito é de se admirar o quanto uma pessoa ainda se encontra desinformada e alienada em seu próprio mundo, cultivando o preconceito que está incrustado nela.
          Somos seres humanos e devemos nos humanizar cada vez mais em prol de nós mesmos e dos outros. Somente assim teremos um mundo mais igual, mais justo, menos diferente.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ode ao fim

        Ode ao fim

Deixo o passado de lembranças, a infância, a pureza de criança.
Deixo pra traz as angústias, sentimentos maus e vãos.
Deixo as lutas diárias, as orações e súplicas.
Deixo a vida que é brilho, encanto e mistério.
Deixo o presente momento de lucidez e me entrego à loucura de vez.
Deixo o futuro para os que virão de meu DNA, 
outra geração 
e que os aguardam o mistério e a imensidão.
                                                                        M.R.Zaqui

Amanhecer

      Amanhecer
Amanhecer é despertar 
para as curiosidades da vida.

     Anoitecer
É quando se morre os desejos e as 
alegrias do dia.