Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Existência adoecida

De que maneira o estilo de vida do homem contemporâneo tem influenciado de forma negativa a sua saúde psíquica? Um estudo sobre a doença de existir, em BAUMAN  E SCHOPENHAUER. (revista Filosofia.junho/2014)

O PESSIMISMO DE SCHOPENHAUER
        Sob a ótica de Schopenhauer, queremos a felicidade como uma realidade total da vida humana, e esse é um dos fatores que nos causa a infelicidade, pois nem a vida humana em sua totalidade pode oferecer tal realização. Eis porque vemos tanta existência adoecendo: "Não vemos a felicidade como ela é". A realização do indivíduo precisa ser vista e compreendida como um todo, o que vai de encontro à perspectiva atual, em que, para ser feliz, o indivíduo precisa se colocar contra o todo. Nisso se detecta a felicidade, pois estamos, boa parte do tempo, agindo  contra o todo. Algo que parece tão comum nem sempre é assimilado com facilidade.
       A infelicidade vem da busca incessante de uma vida sem sofrimento. Porque a realidade em si não é só alegria. O sofrimento caminha de mãos dadas com nossa existência, e aceitar isso é uma maneira de não adoecer por existir. Assim, o sofrimento não é a dor da qual sempre devemos fugir. Não há como fugir da dor. E isso implicaria encarar a dor. (revista Filosofia.Ano VII nº 95 junho de 2014).  
     
 Espero que ao lerem este trecho, meus amigos e amigas, nós possamos refletir mais sobre nossa condição como pessoas com transtornos depressivos, pois acredito que quanto mais conhecermos a doença, lidaremos melhor com ela.

Um comentário:

  1. Este artigo é maravilhoso e nos faz entender um pouco sobre como vemos a vida moderna e entramos em depressão.

    ResponderExcluir